Dicionario do trafego pago: 37 Termos explicados.

Começou no tráfego pago e descobriu que existe todo um novo mundo de informações e palavras? Você não precisa se assustar, você precisa é de um Dicionário sobre tráfego pago.

Se você é um profissional do marketing digital e, principalmente, um gestor de tráfego pago, entender os jargões do tráfego é de extrema importância.

Sempre tenha em mente que não se trata apenas de gerar resultados e aumentar o faturamento de um negócio, seu cliente precisa entender o que você está fazendo.

Caso contrário, ele simplesmente não verá valor no seu serviço e pode até mesmo não renovar o contrato com você.

Entender os termos usados no tráfego facilita sua vida e te ajuda a passar confiança e explicar melhor os resultados de uma campanha para seu cliente.

Lembre-se, seu cliente não é obrigado a saber o que você faz, mas, você tem o dever de saber explicar isso para ele.

Por isso trouxemos este Dicionario de trafego pago, ele conta com diversos termos simples, mas que constantemente são utilizados no mundo do tráfego pago.

Conforme o tempo passa ele será atualizado, logo, pode contar com o fato de que as informações aqui estarão sempre atualizadas.

Dica: Favorite esse site e sempre que estiver em dúvida sobre algum termo, basta clicar no link e vir direto para este glossário.

Toque e entenda como ser um gestor de tráfego digital.

API

As APIS ajudam a movimentar os dados necessários para entender o cliente.

O Facebook, por exemplo, tem o “Píxel”, ele nos dá dados como quem acessa a página, qual seus interesses, sua idade, sexo, a região onde mora e diversos outros dados.

Através dessas informações, podemos chegar cada vez mais no cliente certo e no momento certo.

Algoritmo

O algoritmo é um conjunto de regras que definem o funcionamento de uma plataforma específica.

Através dele, podemos entender o que fazer e como obter resultados.

Por exemplo, o Google valoriza conteúdos de qualidade, sites que favorecem uma boa experiência do usuário, a presença de imagens em artigos e diversos outros pontos.

Quer ter resultados no Google? Então você precisa estar de acordo com o algoritmo

Análise

Através das análises de perfil, de sites, anúncios e qualquer outra coisa, podemos gerar relatórios e entender padrões de comportamento.

Por exemplo, da de onde vem os acessos de um site, como as vendas estão sendo geradas, onde as pessoas clicam ao entrar na página e etc…

Com esses dados em mãos, podemos entender como otimizar e melhorar os resultados.

 Alcance 

O alcance se refere a quantas pessoas viram o seu anúncio.

Por exemplo, se seu anúncio chegou a mil, isso quer dizer que seus anúncios chegaram a mil pessoas diferentes.

B2B

Esse termo indica empresas que vendem e negociam diretamente com outras empresas.

Empresas que fornecem matéria-prima para a fabricação de algum produto, por exemplo, é um ótimo exemplo de B2B.

Blog

É uma área de um site focada totalmente em gerar conteúdo de valor para seu público-alvo.

Com o blog podemos aumentar muito a visibilidade do seu site e convencer o consumidor, através de artigos, que seu produto ou serviço é a melhor opção.

Backlinks

São links que apontam para o seu site.

Quanto mais links apontando para você, mais o Google entende que seu site é relevante e precisa estar mais próximo do topo.

Consequentemente, seu alcance aumenta muito.

Busca Orgânica 

A busca orgânica é aquela em que seu cliente chega até você sem que você tenha que anunciar algo.

É como quando alguém busca por você no Google, Instagram, YouTube e etc…

O marketing de conteúdo também funciona aqui, sabe aquela página do Instagram que você acompanha de maneira fiel? 

Ela tem tráfego orgânico através dos conteúdos que posta, você, aliás, faz parte desse tráfego.

Busca paga 

Sabe quando você busca algo no Google e os primeiros e últimos resultados que aparecem são anúncios?

As empresas que estão nesses anúncios pagaram para estar ali, por isso, aparecem no começo e no fim dos resultados de busca.

Perceba que a forma de buscar algo é a mesma que da “Busca orgânica”.

O que muda aqui é a ordem em que os resultados aparecem, ou seja, quem paga para aparecer tem prioridade e aparece antes de quem não paga.  

C

Conversão

O ato do usuário tomar a ação que desejamos indica uma conversão.

Por exemplo, quando o objetivo da nossa campanha é gerar cliques em um botão, se o usuário clicar no botão teremos uma conversão.

Em geral, trataremos do termo conversão como “Lead”, um Lead é basicamente um cliente em potencial que passou seus dados de contato para nós.

CPC 

O significado desta sigla é “Custo por Clique” e a função dessa métrica é analisar quanto você está pagando por cada clique em seu anúncio.

O Google cobra por clique nos anúncios, já o grupo Facebook cobra um valor total e distribui esse valor entre os anúncios..

Mesmo assim, essa métrica é importante nos dois casos, pois, o número de cliques está diretamente ligado ao resultado, monitorando os cliques, podemos entender o que melhorar e como pagar menos para anunciar.

CPC médio 

Esse índice é uma variável do “CPC”, aqui, o custo total da campanha é dividido pelo número de cliques nos anúncios.

Enquanto o CPC considera apenas os gastos da plataforma, o CPC Médio considera outros custos também.

Não se preocupe! Você não precisa somar nada, a plataforma de anúncio faz isso por você e te entrega apenas os resultados. 

CTR 

O CTR significa “Click True Rate”. É uma relação entre quantas vezes seu anúncio apareceu e quantos cliques ele recebeu.

Seu uso é bem lógico, se seu anúncio apareceu muitas vezes e recebeu poucos cliques, claramente ele precisa melhorar em algo.

Pode ser que ele não esteja chamando a atenção o suficiente, ou talvez sua promessa não seja boa o bastante e etc…

Facebook Business

O Facebook deixou de ser apenas um produto, agora podemos dizer que ele é um grupo e dentro dele, além do Facebook, temos também o Instagram.

Portanto, uma única plataforma gerencia os anúncios nessas duas redes sociais.

O Facebook Business é onde você gerencia, personaliza e distribui como bem entender seus anúncios.  

Funil de Vendas 

É uma forma de visualizar o caminho que seu cliente faz até comprar algo.

Em geral, o funil se divide em três partes: topo, meio e fundo de funil.

Quanto mais próximo do fundo, mais perto de realizar uma compra o Lead está.

O funil nos mostra como levar a pessoa cada vez mais para o momento de compra.

Quer entender de forma didática como funciona e como um funil de vendas é aplicado? CLIQUE AQUI e confira um artigo da Revolute Digital sobre funis de venda.

Google Ads 

O Facebook tem sua plataforma de anúncios e o Google também.

O Google Ads é onde você pode personalizar, gerenciar, distribuir e analisar os resultados de seus anúncios no Google.

Guest post 

Um fator decisivo para seu site estar no topo do google são os backlinks.

O Guest post é uma tática onde você se compromete a entregar um artigo para outro blog e em troca, esse blog te dá um backlink, ou seja, inclui seu link no post dele.

Dessa forma seu site acumula backlinks e aumenta a autoridade, chegando mais próximo do topo do google.

 IGTV 

É praticamente um YouTube dentro do Instagram.

O IGTV permite que você poste vídeos de até uma hora de duração dentro do Instagram.

É a única forma de postar conteúdos realmente grandes dentro dessa plataforma.

Impressão 

Essa métrica mostra quantas vezes um anúncio foi visualizado, incluindo as visualizações “Repetidas”.

Isso significa que, independente do anúncio ter aparecido uma ou mais vezes para a mesma pessoa, essa visualização será contabilizada nessa métrica.

Impulsionamento 

O impulsionamento é uma forma simples de aumentar o alcance dos seus posts dentro do Facebook e Instagram.

Mas, na grande maioria das vezes, não é uma boa forma ou opção para anunciar algo.

Isso porque o impulsionamento limita a personalização do anúncio e não te devolve dados o suficiente para as otimizações.

Tenha em mente que, o que faz um anúncio atingir a perfeição, onde ele gera muito lucro com pouco custo, é a otimização e, para otimizar, você precisa de dados.

Inbound Marketing 

É uma classe de estratégias de marketing para atrair clientes e gerar vendas.

Em geral, essas estratégias se baseiam em quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento. 

O marketing de conteúdo é uma dessas estratégias, enquanto ele gera conteúdo e atrai pessoas interessadas, o Inbound marketing foca em converter esses interessados em Leads.

Infobook 

Você está lendo um Infobook agora mesmo.

Pelo nome é fácil entender, o infobook é uma espécie de livro ou artigo com a função de explicar algum assunto.

Nesse caso, você está lendo o Infobook sobre marketing digital e tráfego da Revolute Digital.

Landing Page 

A Landing Page é o seu vendedor na internet, ele funciona 24 horas e é totalmente personalizado e pensado para gerar vendas.

É basicamente uma página com o objetivo de gerar e maximizar o número de conversões.

Link Building 

É uma estratégia do tráfego orgânico para aumentar a relevância de um site e ganhar posições no google, aumentando assim seu alcance.

A ideia é construir diversos backlinks de outros sites apontando para o seu.

Link Patrocinado 

Sabe quando você busca algo e os primeiros resultados que aparecem no Google estão marcados como “anúncio”?

Esses são links patrocinados, ou seja, pessoas que anunciam no Google e pagam para aquele link aparecer nas primeiras posições.

Mailing 

É sua lista de e-mails de clientes e potenciais compradores.

Geralmente é usada para disparos de e-mails e outras ações que envolvam e-mails.

Marketing de Conteúdo 

É uma estratégia essencial do inbound marketing.

O objetivo aqui é atrair e acumular potenciais compradores através de conteúdo relevante para o público-alvo.

Mobile 

Se refere a tudo que envolve os dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Hoje em dia, a maioria dos usuários da internet estão nos smartphones e, se você não se esforçar para facilitar as coisas para eles, você pode perder muitas vendas.

Sites, conteúdos, imagens e vídeos devem estar otimizados para os celulares.

Nutrição de Leads 

Aqui o objetivo é entregar diversos conteúdos relevantes e de valor para seu Lead (potencial comprador), fazendo com que ele fique próximo de você mesmo depois de comprar algo.

Dessa forma, o cliente é fidelizado e, aqueles que ainda não são clientes, acabam avançando no funil em direção ao momento de compra.

Palavra-chave 

Existem termos buscados no Google, esses termos são o que chamamos de palavras-chave.

Por exemplo, “Como aumentar as vendas” ou “Curso de marketing digital”, são palavras-chave.

Trabalhando essas palavras da forma correta, podemos fazer com que as pessoas nos encontrem em mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

Persona 

Enquanto o público-alvo foca num grupo de consumidores que estão mais dispostos a comprar de você, a persona é o indivíduo que compõe esse grupo, naturalmente temos diversas personas em um público-alvo e, focar nelas te ajuda a entendermos melhor quem é que compra de você.

SEO (Search Engine Optimization) 

SEO é um conjunto de estratégias e boas condutas que te ajudam a chegar nas primeiras posições do Google.

O SEO engloba a estrutura do site, a construção de blogs, a forma de escrever artigos, o uso de palavras-chave e etc…

Tráfego

O tráfego é o número de visitantes que entram em seu site ou anúncio, quanto mais tráfego, maiores são suas chances de gerar vendas.

Exemplificando: imagine que você tem uma loja física onde passam várias pessoas na frente e, por dia, uma média de 100 pessoas entram na loja.

Nesse momento seu tráfego é de 100 pessoas por dia, mas, se você aumentar esse número de “visitantes”, você pode automaticamente aumentar também as suas vendas.

Tráfego pago 

É uma forma de pagar para alcançar os usuários que possivelmente vão comprar de você.

Em vez de apenas postar conteúdos no Instagram ou simplesmente esperar que seu site seja encontrado no Google, você pode pagar para que isso aconteça.

Dessa forma você corta caminho, aumenta muito seus resultados e economiza tempo.

É literalmente pagar para aparecer para as pessoas corretas no momento correto.

 

Tráfego orgânico 

O objetivo aqui é conseguir mais visitantes em seu site ou perfil sem ter de pagar por anúncios.

Vídeos no YouTube que levam para seu site, posts em redes sociais, produção de conteúdo e etc… 

Tudo isso é uma forma de gerar tráfego sem necessariamente pagar por esse tráfego.

Esses são alguns termos muito utilizados no tráfego pago que podem acabar gerando algum tipo de confusão.

Sempre que pintar aquela dúvida e você se sentir perdido, não pense duas vezes antes de vir até esse post e entender do que se trata um ou outro termo.

Você é um gestor de tráfego ou algum outro profissional do marketing? Então você está no lugar certo, fique a vontade para navegar entre os conteúdos do nosso blog.

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