Tráfego frio e tráfego quente: O que é e como fazer.

Tanto o tráfego frio quanto o tráfego quente são termos de suma importância no marketing digital.

Eles têm relação com o quão preparado para comprar algum produto o seu cliente está e nos ajudam a atingir ele da forma correta e no momento certo.

Tendo essa visão e sabendo trabalhar a “Temperatura” do tráfego, você consegue ter um maior controle sobre a conversão final da campanha.

Assim, é possível aumentar a eficiência de anúncios e páginas.

Um conteúdo denso, explicado de forma simples e didática.

Respira fundo, relaxe os ombros e vamos ao primeiro tópico.

Tipos de tráfego

No trânsito, o termo “Tráfego” se refere a quantidade de carros que passam em uma determinada via.

No marketing, o tráfego é usado para descrever o número de pessoas que passam por um site ou anúncio.

Tanto em uma loja física quanto em uma loja virtual, para vender precisamos de pessoas passando por ela, por isso o tráfego é fundamental para qualquer negócio.

Temos dois principais tipos de tráfego:

Entenda de vez como funcionam os funis de venda.

Tráfego pago

Em vez de postar nas redes sociais e esperar os clientes nos encontrarem, nós podemos ir até os clientes e oferecer a promoção que bem entendermos.

É assim que funciona o tráfego pago, você paga para divulgar anúncios e outras peças publicitárias diretamente para o público que te interessa.

Esse tipo de tráfego é conhecido também como tráfego direto, pois, com a segmentação correta, podemos chegar diretamente em quem compra seu produto.

Uma característica muito importante é que ele é usado, quase que exclusivamente, para gerar vendas, enquanto o tráfego orgânico tem uma capacidade maior de esquentar o Lead.

Tráfego orgânico

Enquanto no tráfego pago vamos até o cliente, no tráfego orgânico trabalhamos maneiras de atrair e reter esses clientes.

Bons exemplos desse tipo de tráfego são blogs, as redes sociais e vídeos no YouTube.

Ele é o mais indicado para educar o público e ajudá-lo a entender o porquê de precisarem de tal produto ou serviço.

É comum que se utilize estratégias de content marketing, onde criamos conteúdos de relevância para ajudar um público específico.

Com o tempo, criamos uma relação com os clientes e, no momento certo, passamos a vender para eles.

Tráfego pago ou tráfego orgânico?

Os dois são ótimos e podem gerar muitas vendas. A resposta para essa pergunta depende unicamente da sua estratégia.

No tráfego pago, como o nome sugere, pagamos para ter o tráfego.

Ele é mais segmentado e preciso, vem com maior velocidade, porém, se a verba acaba, ele tende a desaparecer.

Já no tráfego orgânico, nós criamos conteúdos de valor e, com o tempo, conseguimos tráfego.

É demorado, menos preciso, porém, desde que os conteúdos continuem sendo criados, a tendência é que uma parte desse tráfego se mantenha.

Tráfego quente, morno e frio.

Quanto mais preparado para realizar a compra, mais quente está o lead para quem estamos anunciando.

Logo, podemos dizer que um Lead frio precisa ser aquecido (preparado), para chegar ao momento de compra, que ocorre quando ele está quente.

O que é tráfego frio

Imagine que você está mandando mil pessoas por dia até uma página de vendas, mas mesmo assim as vendas não ocorrem.

Um dos possíveis problemas pode ser a temperatura deste tráfego, ou seja, os leads (pessoas) que você está enviando são frios e não estão prontos para comprar.

Eles sabem que precisam desse produto? Os leads enviados tem vontade de adquirir o produto?

Se a resposta é não, então eles estão frios demais para comprar.

Antes de enviar esse público para uma página de vendas, é necessário esquentá-lo.

Para isso, precisamos mostrar como o que oferecemos é valioso, como a vida desse usuário será melhor com nossos serviços e etc…

Quanto mais consciente a pessoa está de que precisa do nosso produto, mais aquecida ela se torna, até que deixa de ser um lead frio, e se torna morno.

Descubra os perfis dos clientes do futuro, TOQUE AQUI e confira a pesquisa.

O que é tráfego morno

Este é um tráfego de pessoas um pouco mais qualificadas e prontas para comprar, porém, ainda não é o ideal.

Aqui podemos ter um aumento de vendas, menos desistências, mais cliques nos anúncios e outros bons indicativos, porém, ainda pode melhorar.

Precisamos aquecer ainda mais esse público, para que ele se torne “Quente”.

O que é tráfego quente

O tráfego quente é o mais indicado para ser atingido com anúncios de vendas.

Ele já conhece sua marca, já viu o resultado de outros clientes, te enxerga como uma autoridade e entende que precisa do seu produto.

Aqui as conversões podem aumentar muito e, consequentemente, o faturamento também.

É o público ideal para se trabalhar as vendas.

O que você tem a dizer?

Já trabalha com alguma área do marketing digital ou está se tornando um profissional?

Fique a vontade para acompanhar nossos outros artigos sobre diversos temas relevantes.

Caso queira contribuir com algo, ou tenha alguma dúvida, basta comentar aqui em baixo e iremos te responder dentro de 24 horas.

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