Quer iniciar ou apenas se aprofundar na área do marketing?
Os livros de marketing estão aí justamente para isso; São ótimos para iniciar e necessários para se aprofundar.
Tivemos o cuidado de selecionar aqui apenas livros que te darão base e propriedade nos assuntos que tratam.
Não faz sentido indicar por indicar, todos os livros aqui citados foram lidos por nossa equipe e selecionados a dedo.
Quer conhecer livros realmente bons de Marketing? Confira abaixo nossa seleção.
1. A Bíblia do Marketing Digital
A Bíblia do Marketing Digital contém guias práticos e úteis para o dia a dia no campo do marketing.
Do pequeno empreendedor ao executivo de uma grande empresa, e do profissional de publicidade ao profissional de marketing, todos têm aqui um guia que, além de oferecer a base do marketing digital, entrega técnicas e ferramentas mais avançadas.
Esse foi o primeiro livro que li sobre o assunto e sabe aquela ideia de que “não se pode julgar o livro pela capa”? Aqui você pode sim, é realmente “A bíblia do marketing digital”!
É um ótimo livro para começar e é muito útil para quem já tem uma certa experiência na área. Ou seja: um livro para todos.
2. Marketing 4.0 – Philip Kotler, Hermawan
Estamos em uma fase de transição e ajuste no marketing. Na era digital, uma nova abordagem se faz necessária para orientar os profissionais de marketing.
O Marketing 4.0 usa da conectividade entre as pessoas e da inteligência artificial para melhorar a produtividade das ações de marketing.
Ele procura entender qual a melhor forma de utilizar o meio digital para conectar marcas com seu público.
Ao mesmo tempo em que se aproveita das interações pessoais para fortalecer o engajamento do consumidor.
É um livro com conteúdo disruptivo que traz técnicas avançadas e uma abordagem única sobre o mundo do marketing.
3. Hacking Growth – Sean Ellis e Morgan Brown
O Growth Hacking é uma metodologia que tem ganhado cada vez mais destaque no mercado e nas diversas mídias.
Isso não é à toa. Além de polêmicas, o Growth tem ajudado diversas empresas a alavancar seu faturamento.
Este é certamente um dos livros mais completos sobre o assunto e entrega ao leitor a base do Growth Hacking junto a diversos cases de sucesso.
Expõe e estuda os bastidores das empresas que mais crescem no mundo, como Facebook, Uber, Dropbox, Airbnb e Pinterest.
É um bom livro, pois, dá base ao leitor, entrega técnicas do growth e exemplifica diversos cases.
4. Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos
Vivemos na era da informação e da atenção, mesmo assim, gerar vendas através dos diversos canais digitais tem se tornado cada dia mais difícil.
O caminho não está em apenas dominar as plataformas e ferramentas existentes no marketing digital, afinal, ferramentas são apenas ferramentas.
O mais eficiente é focar em estratégias que envolvam o mercado consumidor e considerem todas as engrenagens do marketing digital.
É esse o rumo que o livro toma. Além de mostrar as principais ferramentas disponíveis, ele te ensina a relacionar todas elas com o contexto por trás de uma estratégia.
Sem dúvidas é um ótimo início para quem ainda não tem experiência e um ótimo complemento para os profissionais que já atuam na área.
5. Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade
O “marketing 4.0” trata da forma com que as marcas se conectam aos seus consumidores através da tecnologia e se aprofunda no tema.
O marketing 5.0 tem o compromisso de compreender o uso da tecnologia como fonte de informações em tempo real para realização de testes precisos.
Não é necessário ler um para compreender o outro, os dois contém conhecimentos distintos que apenas se complementam.
A ideia de Marketing 5.0 foi concebida por Kotler, também conhecido como o pai do marketing.
Basicamente, todos os livros que Kotler lança sobre o assunto são ferramentas maravilhosas. “Marketing 5.0” não poderia ser uma exceção.
6. UNBOUND MARKETING: Como construir uma estratégia exponencial usando o marketing em ambiente digital
É sem dúvidas um dos mais indispensáveis livros para qualquer profissional de marketing.
Ele traz à superfície diversos conceitos e estratégias atuais, e não só traz à tona como também entrega a base das mesmas.
O que mais importa em um livro é o quanto ele consegue gerar um entendimento profundo sobre o que aborda, e em algum momento ele tem de te ajudar a conectar todos os pontos.
Este livro reúne e relaciona diversas técnicas como marketing de mídia social, inbound e outbound marketing, content marketing e marketing de experiência.
Tudo isso junto e correlacionado em uma única obra. Além de conhecimento, este livro te entrega o conhecimento necessário para ser um profissional seguro de si.
7. Transformando palavras em dinheiro: 42 lições que ninguém ensina sobre copywriting e marketing digital
Sem dúvidas este em específico é uma das obras que mais recomendo a você, não apenas pelo conteúdo, mas também por conta da didática.
Já no início o autor deixa claro que o poder do marketing está em conhecer seu cliente e se relacionar com ele da forma correta.
O livro se compromete a explicar de forma concisa e aprofundada, diversos conceitos do marketing e copywriting em apenas 42 lições.
Com certeza este é um livro necessário na estante de todo bom profissional ou estudante de marketing.
8. Storybrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca
Cada vez mais tem se chegado à conclusão que uma das maiores chaves para vender está na relação e conexão que uma marca gera com seu cliente.
Existem diversas formas de construir esse relacionamento, porém, uma das mais efetivas, certamente é a metodologia apresentada em “Storybrand”.
O autor apresenta sete elementos universais das histórias e nos ensina como aplicá-los em diversas categorias de textos.
Além dos “sete elementos”, o autor mostra ao leitor como simplificar sua mensagem sem fazer com que ela perca sua essência.
Dessa forma temos uma mensagem clara, dentro de uma história interessante e com recursos que, além de valorizar sua marca, se conectam com o público alvo.
Na mão de um bom profissional, esse livro é praticamente um caminho certo para os resultados.
+5 bônus
O princípio 80/20: Os segredos para conseguir mais com menos nos negócios e na vida
Aqui se defende uma tese muito interessante, a ideia de que existe uma espécie de relação 80/20 presente em quase tudo.
Por exemplo, 80% do tapete da sua sala quase não é pisado, enquanto 20% é constantemente utilizado.
Nos negócios e na administração, isso se traduz como 20% do esforço é oque 80% dos resultados.
O livro te ajuda a identificar em diferentes situações, quais são os 20% responsáveis pelos 80%.
Assim, podemos deixar de perder tempo focando em algo que não gera resultado e concentrar nossas energias apenas no que é necessário.
Aplicando o livro aos negócios, é possível encontrar pontos em que focar vai te gerar uma multiplicação dos resultados.
Essa leitura pode realmente mudar sua vida e a forma com que você analisa diversas situações cotidianas na vida profissional e/ou pessoal.
Copywriting – Volume 1: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano.
Este livro serve para aprendizado e consulta, para profissionais e estudantes.
Caso você não seja um profissional do copywriting e queira começar a conhecer e experimentar esse universo, eis aqui sua porta de entrada.
Este é um livro que vai direto ao ponto sem pecar na qualidade e embasamento dos temas.
Se você já é um profissional da área, terá em mãos um valiosíssimo material de consulta, um material separado por tópicos gerais que partem gradualmente para os detalhes.
Você pode apenas abrir o livro e buscar o tópico que envolve sua dúvida, ler sobre ele e rapidamente se aprofundar novamente no assunto.
É também um livro que merece ser estudado, pois a didática é ótima e a linguagem é simples, objetiva e descomplicada.
Imprescindível para todos os profissionais de marketing, principalmente para quem trabalha diretamente com produção de conteúdo e material escrito.
Tribos: Nós precisamos que vocês nos liderem
O conceito de tribo é usado no livro para designar indivíduos ligados por um “líder”.
O líder aqui é uma espécie de entidade que representa os interesses comuns e as ideias que movem o grupo.
Segundo o autor, uma tribo tem que ter um líder, assim como um líder tem que ter uma tribo.
Pertencer a uma tribo é uma necessidade humana. Desde os primórdios, estar em uma tribo era questão de segurança.
A obra traz uma abordagem diferente com relação ao marketing e ajuda a analisar a situação na totalidade. Vale a pena a leitura!
Mindset: A nova psicologia do sucesso
Mindset se refere a “configuração da mente”, ou seja, trabalha aspectos da mente humana que acabam por favorecer certos padrões e pré-disposições de pensamento.
Sabe aquela vontade de “mudar”, que te atinge logo após você ler um livro motivacional ou algo do tipo?
Essa disposição repentina para se tornar alguém melhor é uma espécie de mindset.
Neste livro a autora estuda e se aprofunda nos pontos que definem e regulam seu mindset, dessa forma você pode ter maior consciência sobre sua mente e seus atos.
Estando consciente, é possível direcionar melhor para onde vai sua energia e de que forma você pode dispor energia em seus objetivos.
Este livro não se aplica apenas a negócios ou a aumentar seu desempenho, é algo que pode literalmente mudar sua vida e a forma de lidar consigo mesmo.
Espero que tenham gostado da nossa seleção. Caso você tenha alguma dúvida ou queira dizer algo, deixe seu comentário aqui e vamos te responder dentro de 24 horas.