Tráfego pago para iniciantes: A MELHOR forma de começar

Tráfego pago e orgânico

Tudo sobre tráfego pago para iniciantes, é isso que vamos ver aqui! Você quer entender sobre tráfego mas é novo nesse mundo?

 Reunimos aqui os principais pontos que um iniciante tem de entender para ingressar nesse mundo.

 Então se sente em um lugar confortável e se prepare para entrar no vasto universo do tráfego pago.

Tráfego pago e orgânico 

 Tráfego orgânico ou tráfego pago? Como funcionam esses dois tipos de tráfego?

 Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas sem dúvidas ambos geram ótimos resultados.

 Os dois métodos são “pagos”, a questão é que no tráfego pago se paga diretamente com dinheiro e no tráfego orgânico a moeda é o tempo gasto para atingir os mesmos resultados do tráfego pago.

 O orgânico se baseia na produção e divulgação de conteúdos focado em atingir e gerar valor a um público alvo, marcas e empresas geram conteúdos e acumulam seguidores, depois a estratégia passa a focar em converter esse público e vender para ele.

 No tráfego pago as regras são diferentes, aqui é pago um valor para que o conteúdo vá direto ao público alvo e oque determina o resultado é a segmentação do público alvo.

 Pode-se alcançar uma grande quantidade de pessoas em um curto período de tempo, dessa forma é como se você pula-se esse período de produzir conteúdos e atrair o público de forma esporádica.

 Ambos não se anulam, na verdade se completam e se potencializam com o passar do tempo.

 Vantagens do tráfego pago

Por que investir em tráfego pago? Realmente compensa?

  1. Investimento previsível

É totalmente comum investir em tráfego pago com uma tabela de planejamento e controle de gastos, isso é mais que necessário para examinar os resultados.

  1. Escalonamento de resultados

 Quando se encontra o público alvo o valor de investimento se torna cada vez menor e o retorno em cima do valor investido cada vez maior, isso porque gradativamente a campanha começa a atingir cada vez mais quem quer comprar de você.

  1. Alta performance

 A segmentação dos meios digitais é muito precisa, você pode segmentar desde onde a persona mora até seus gostos e interesses.

 Com a análise das métricas que retornam, você pode aprimorar seu anúncio até um nível de alta performance entre divulgação e criativo.

  1. Redução de tempo

 Com o tráfego pago não é necessário ficar meses ou até anos acumulando uma audiência, nesse tipo de tráfego a entrega do conteúdo é feita diretamente ao público alvo.

  1. Retorno rápido

 O retorno é rápido, você investe hoje e em questão de dias já é capaz de analisar a performance do anúncio e obter lucros com ele.

 Sim, compensa investir em tráfego pago justamente pelo fácil controle de gastos e alta performance que ele te oferece, investindo da maneira certa você economiza tempo, esforço e de forma rápida passa a escalar seus resultados. 

 Quanto custa o tráfego pago 

 Tráfego pago, quanto custa? Acontece que cada plataforma possui um valor e formas diferentes de cobrar, o facebook e o instagram cobram de acordo com o alcance do anuncio, já o google cobra pelo número de cliques em um anúncio.

 Por isso é seguro anunciar nas redes, é um gasto previsível que você define o limite e pode estipular um valor diário, semanal ou mensal para estar investindo.

 O foco aqui é sempre a otimização, otimizando da forma certa e com a frequência adequada seus anúncios acabam vendendo mais e custando cada vez menos.

 Quanto custa o tráfego no Instagram, Facebook, Google e linkedin.

  • Instagram  (Valor mínimo) – U$ 1,00 por dia, atualmente é algo como  R$ 6,00.
  • Facebook  (Valor mínimo) – U$ 1,00 por dia, atualmente é algo como  R$ 6,00.
  • Google       (Valor mínimo) – R$ 5,00 por dia, o valor depende muito do objetivo da campanha.
  • Linkedin     (Valor mínimo) – R$20,00 é o orçamento mínimo por dia.

 Leve em consideração que plataformas do mesmo grupo oferecem a opção de investir com o mesmo valor em mais de uma ao mesmo tempo, é o caso do facebook e do instagram.

 Como iniciar no tráfego pago

 Existem basicamente dois tipos de gestores de tráfego, o gestor de tráfego máquina de clique e o gestor de conversão.

 O gestor máquina de clique executa cliques e mais cliques sem saber o que está fazendo, se a campanha não vai bem ele fica perdido, é acostumado a reclamar e se não gera resultados acha que o problema é o cliente.

 O gestor de conversão é focado em gerar resultado e faz o que for preciso para chegar onde quer, sabe clicar mas sabe analisar as métricas também, identifica erros e sabe exatamente oque fazer.

 O marketing assim como o tráfego não pode ser visto como uma receita de bolo, o segredo do gestor de conversão está em compreender os resultados de forma profunda.

 Para isso é necessário assimilar a base do marketing e compreender seu funcionamento, o segredo do gestor de conversão está em saber olhar o processo como um todo.

 Veja alguns termos básicos do marketing: 

 Persona

 Tudo é definido através da persona, talvez seja um dos pontos mais influentes no marketing.

 A persona é a imagem do seu consumidor perfeito, ela tem base em dados demográficos e comportamentais do cliente.

 O objetivo aqui é gerar um “perfil” detalhado do seu comprador, depois esse perfil pode ser alcançado aos milhares pelos seus anúncios nas redes sociais.

 Por fim, o objetivo da persona é te ajudar a vender exatamente para quem quer comprar de você.

Canal de comunicação

 Outro ponto importante é o canal de comunicação e ele muda com base no seu público alvo, de acordo com a idade, interesses e gostos da sua persona o canal pode mudar.

 Por exemplo, se seu público é mais jovem pode ser uma boa estratégia anunciar em canais como twitter e instagram. 

 Se é um público com um foco profissional ou assuntos do mundo corporativo, o Linkedin ADS é uma ótima pedida. 

 Tem de se usar o canal de comunicação em que sua persona está presente e que faz sentido ao seu produto.

 Atenção vs Intensão

 Existem atualmente canais de atenção e intenção, aqui seu público ainda tem peso mas o seu produto também pesa.

 Redes como facebook e instagram são redes em que o seu anúncio vai até o usuário, ou seja, seus anúncios disputam atenção com o feed e demais funcionalidades da rede.

 Por conta disso seu criativo, assim como seu texto e sua oferta tem de ser chamativo o bastante para prender a atenção do usuário.

 O Google é uma plataforma de intenção, as pessoas buscam no google aquilo que querem saber ou comprar e acabam indo até seu anúncio com a intenção de encontrar algo que o ajude.

  Um canal não é melhor ou pior que o outro, o’que existe é o canal que mais se adequa ao produto e a sua persona.

 Por exemplo, faz sentido anunciar no grupo facebook se você vende algo como roupas, muita gente tem interesse em roupas e é possível gerar o desejo de compra no usuário.

 Agora, se você é uma metalúrgica e produz um tipo específico de parafuso, a melhor opção é anunciar no google.

 É difícil gerar interesse em parafusos e poucas pessoas enxergam valor nesse produto, logo é melhor anunciar no google e deixar que o usuário certo venha aos montes até você com a intenção de te encontrar.

Em qual canal devo fazer tráfego?

 Existem diversos canais, mas os principais são:

  •  Facebook ads (isso inclui o instagram)
  • Google Ads
  • Youtube ads
  • Tik tok ads
  • Linkedin ads

 Cada um com sua particularidade, o tiktok por exemplo tem um alcance muito grande e acaba tendo um grande engajamento do público infantil.

 O facebook  e o instagram são redes com um foco em uma faixa etária mais ampla e com diversos formatos de conteúdos.

 O Linkedin Ads é voltado ao mundo dos corporativistas, não abrange uma faixa etária tão jovem mas é perfeito para alcançar empresas e profissionais de diversos ramos.

 O canal escolhido para anunciar têm de estar em equilíbrio com sua PERSONA, seu OBJETIVO e seu PRODUTO, assim você pode alcançar a máxima performance do anúncio.

 PERSONA + OBJETIVO + PRODUTO = CANAL.

Como estudar tráfego?

 Não tente simplesmente abraçar o mundo e achar que você tem de anunciar em todos os canais existentes logo de cara.

 Foque em um e se torne bom o bastante naquilo a ponto de se destacar da maioria, depois disso passe para o próximo canal e mantenha seus estudos na primeiro.

 Digo isso por experiência própria, o mundo do tráfego é divertido e após um tempo gerir os anúncios se torna um jogo, você anuncia, olha as métricas, cria hipóteses de como resolver erros e aplica testes.

 Porém existem diversas particularidades entre as plataformas e diversos recursos que exigem um grau maior de aprofundamento.

 Abraçar o mundo logo de cara é aprender um pouco de várias plataformas e demorar o triplo do tempo que levaria aprender muito bem uma plataforma.

Aprender um pouco que por fim não vai te dar a segurança necessária para realmente gerenciar o resultado do seu cliente.

 Existem basicamente duas formas de se estudar tráfego pago, a primeira é sendo autodidata e a segunda é pagando por uma apostila ou um curso.

 O curso é de longe a melhor opção, estudar por conta é bom mas em um mundo amplo como o do tráfego é necessário ter um caminho a seguir e alguém para te guiar.

 Por exemplo, os conteúdos que se encontram no youtube são soltos e não te passam uma noção profunda de marketing, você estuda e estuda mas não sai do lugar. 

Isso é porque falta uma sequência didática nos conteúdos inúmeros videos soltos.

 Em um curso além da sequência didática você tem pessoas em que você pode confiar e que além te guiar nessa jornada vão tirar suas dúvidas e prestar suporte.

 O resultado disso é uma base sólida de conhecimentos indispensáveis que se aplicam ao marketing como um todo.

Clique aqui e saiba a verdade sobre estudar tráfego.

 Onde estudar tráfego pago?

 Aulas gratuitas de marketing, por experiência própria, essa é a melhor opção.

 Existem cursos gratuitos e cursos com valor super acessível, eles são uma ótima pedida para você que está começando.

 O problema é que com o tempo acabam se tornando um pouco básicos ou superficiais de mais, nesse momento você vai precisar partir para algo mais completo e profundo.

 Acredite em mim, nesse momento você vai subir o nível do jogo mas ainda sim não vai ter gastos, tem cursos de tráfego que são renomados no Brasil todo, validados pelo mercado e que dão as aulas do curso de graça e ao vivo no próprio youtube.

 Não são aulas isoladas ou de demonstração, são realmente as aulas que vão para dentro desses cursos caros e completos e seguem uma ordem lógica.

Como isso funciona? Um dos exemplos é o Igor Silveira, criador do método e curso GESTOR 10K, as aulas ocorrem semanalmente ao vivo no youtube.

 Esse é um treinamento que vai te levar do zero ao nível de um gestor que ganha 10 mil reais por mês e mostra com detalhes como funciona o operacional e o mindset de um gestor de conversão.

 Se você se dispor a toda semana assistir uma aula dele, em questão de meses você vai estar inserido no tráfego pago tendo como professor um profissional renomado da área.

Isso tudo totalmente DE GRAÇA.

Tráfego para negócios locais

 O ouro está sempre escondido onde ninguém olhou.

 Muitos acreditam que o tráfego funciona apenas para web produtos como cursos e ebooks, ou que apenas gere resultados para E-commerces e outros negócios na internet.

 A verdade é que existe uma parcela não explorada do mercado de tráfego, uma parcela gigantesca em que o dinheiro circula aos montes e de forma rápida, é o tráfego pago para negócios locais.

 Sabe a pizzaria que todos da sua cidade comentam e gostam de frequentar? 

 Sabe a fábrica grande que produz material para diversos outros estabelecimentos?

 Ambos podem alavancar e muito suas vendas apenas anunciando na internet, são comuns os casos em que empresas físicas deram início ao tráfego e simplesmente triplicaram seu faturamento em questão de meses.

 A questão é que um negócio local já tem na região em que ele trabalha um dos fatores mais importantes em uma venda, autoridade e confiabilidade.

As pessoas estão prontas para consumir algo daquele negócio, elas só precisam ter a chance de fazer isso de uma forma simples, ou apenas precisam ser lembradas daquele produto ou serviço.

 Sobre o tráfego

 Por fim, o tráfego pago é uma maneira rápida, eficiente e totalmente mensurável de se chegar ao público alvo e já converte-los de alguma forma.

 As ações dentro do tráfego são tomadas de acordo com a persona alvo e isso influencia diretamente em sua estratégia e resultados.

 Você pode assistir as aulas gratuitas e ao vivo do Igor clicando aqui.

 Conseguimos te ajudar? Comente aqui embaixo os pontos que mais te fizeram entender sobre essa profissão e caso tenha algum amigo que tenha interesse no assunto envie este post pra ele.

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