Tanto o tráfego frio quanto o tráfego quente são termos de suma importância no marketing digital.
Eles têm relação com o quão preparado para comprar algum produto o seu cliente está e nos ajudam a atingir ele da forma correta e no momento certo.
Tendo essa visão e sabendo trabalhar a “Temperatura” do tráfego, você consegue ter um maior controle sobre a conversão final da campanha.
Assim, é possível aumentar a eficiência de anúncios e páginas.
Um conteúdo denso, explicado de forma simples e didática.
Respira fundo, relaxe os ombros e vamos ao primeiro tópico.
Tipos de tráfego
No trânsito, o termo “Tráfego” se refere a quantidade de carros que passam em uma determinada via.
No marketing, o tráfego é usado para descrever o número de pessoas que passam por um site ou anúncio.
Tanto em uma loja física quanto em uma loja virtual, para vender precisamos de pessoas passando por ela, por isso o tráfego é fundamental para qualquer negócio.
Temos dois principais tipos de tráfego:
Entenda de vez como funcionam os funis de venda.
Tráfego pago
Em vez de postar nas redes sociais e esperar os clientes nos encontrarem, nós podemos ir até os clientes e oferecer a promoção que bem entendermos.
É assim que funciona o tráfego pago, você paga para divulgar anúncios e outras peças publicitárias diretamente para o público que te interessa.
Esse tipo de tráfego é conhecido também como tráfego direto, pois, com a segmentação correta, podemos chegar diretamente em quem compra seu produto.
Uma característica muito importante é que ele é usado, quase que exclusivamente, para gerar vendas, enquanto o tráfego orgânico tem uma capacidade maior de esquentar o Lead.
Tráfego orgânico
Enquanto no tráfego pago vamos até o cliente, no tráfego orgânico trabalhamos maneiras de atrair e reter esses clientes.
Bons exemplos desse tipo de tráfego são blogs, as redes sociais e vídeos no YouTube.
Ele é o mais indicado para educar o público e ajudá-lo a entender o porquê de precisarem de tal produto ou serviço.
É comum que se utilize estratégias de content marketing, onde criamos conteúdos de relevância para ajudar um público específico.
Com o tempo, criamos uma relação com os clientes e, no momento certo, passamos a vender para eles.
Tráfego pago ou tráfego orgânico?
Os dois são ótimos e podem gerar muitas vendas. A resposta para essa pergunta depende unicamente da sua estratégia.
No tráfego pago, como o nome sugere, pagamos para ter o tráfego.
Ele é mais segmentado e preciso, vem com maior velocidade, porém, se a verba acaba, ele tende a desaparecer.
Já no tráfego orgânico, nós criamos conteúdos de valor e, com o tempo, conseguimos tráfego.
É demorado, menos preciso, porém, desde que os conteúdos continuem sendo criados, a tendência é que uma parte desse tráfego se mantenha.
Tráfego quente, morno e frio.
Quanto mais preparado para realizar a compra, mais quente está o lead para quem estamos anunciando.
Logo, podemos dizer que um Lead frio precisa ser aquecido (preparado), para chegar ao momento de compra, que ocorre quando ele está quente.
O que é tráfego frio
Imagine que você está mandando mil pessoas por dia até uma página de vendas, mas mesmo assim as vendas não ocorrem.
Um dos possíveis problemas pode ser a temperatura deste tráfego, ou seja, os leads (pessoas) que você está enviando são frios e não estão prontos para comprar.
Eles sabem que precisam desse produto? Os leads enviados tem vontade de adquirir o produto?
Se a resposta é não, então eles estão frios demais para comprar.
Antes de enviar esse público para uma página de vendas, é necessário esquentá-lo.
Para isso, precisamos mostrar como o que oferecemos é valioso, como a vida desse usuário será melhor com nossos serviços e etc…
Quanto mais consciente a pessoa está de que precisa do nosso produto, mais aquecida ela se torna, até que deixa de ser um lead frio, e se torna morno.
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O que é tráfego morno
Este é um tráfego de pessoas um pouco mais qualificadas e prontas para comprar, porém, ainda não é o ideal.
Aqui podemos ter um aumento de vendas, menos desistências, mais cliques nos anúncios e outros bons indicativos, porém, ainda pode melhorar.
Precisamos aquecer ainda mais esse público, para que ele se torne “Quente”.
O que é tráfego quente
O tráfego quente é o mais indicado para ser atingido com anúncios de vendas.
Ele já conhece sua marca, já viu o resultado de outros clientes, te enxerga como uma autoridade e entende que precisa do seu produto.
Aqui as conversões podem aumentar muito e, consequentemente, o faturamento também.
É o público ideal para se trabalhar as vendas.
O que você tem a dizer?
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