Gerar resultados no tráfego pago é bom, mas multiplicar esse resultado é melhor ainda, e o segredo para isso está em maximizar as conversões.
Como gestores de conversão que somos, estamos sempre em dúvida se uma campanha poderia ou não estar desempenhando melhor.
O que fazer quando o número de vendas, por exemplo, fica estagnado e precisamos que ele aumente?
Otimização é a resposta!
Para aumentar o desempenho de qualquer campanha, antes de qualquer coisa, temos que otimizá-la e avaliar o resultado das alterações.
Mergulharemos de cabeça no tráfego pago e entenderemos o que é uma boa taxa de conversão, sua importância e como aumentá-la cada vez mais.
Mas antes, precisamos ter noção de qual é uma boa taxa de conversão.
Caso algum te confunda, confira este dicionário do tráfego pago.
Qual é a taxa de conversão de leads ideal?
Essa é uma pergunta onde a resposta sempre será variável.
Um dos fatores que definem uma boa taxa de conversão é o ROI (Return of Investiment), ou seja, o quanto você está faturando em cima do valor investido na campanha.
Por isso, a taxa de conversão ideal é algo relativo.
Imagine que sua campanha está te entregando um alcance de 500 pessoas e uma conversão de apenas 1%, ou seja, a cada 500 pessoas apenas 5 realizam uma compra.
Se seu produto tem um ticket baixo, como roupas ou algo do tipo, essa taxa de conversão provavelmente é muito baixa e está dando um ROI negativo, isso significa prejuízo.
Agora, se sua campanha é para uma concessionária de carros, 5 vendas em um mês podem ser mais que o suficiente para gerar muito lucro.
A relação entre o ROI e a Taxa de conversão.
O ROI é o mais importante aqui, no final das contas é ele quem mostra se sua campanha está dando lucro ou prejuízo.
Seu objetivo como gestor não é gerar tráfego, mas sim gerar conversões e, assim, aumentar o faturamento do cliente.
O ROI tem relação direta com a taxa de conversão, mas, enquanto o ROI mostra o resultado da campanha, a taxa de conversão nos dá uma ideia de quanto o ROI pode ser melhorado.
O que gera um bom ROI são as vendas e as conversões e o que mede as conversões é justamente a taxa de conversão.
Sendo assim, para aumentar o ROI, uma das opções mais viáveis é aumentar a taxa de conversão.
Por que a sua conversão está baixa?
Esta é outra pergunta com incontáveis respostas, mesmo assim veremos algumas possíveis causas.
Funil de vendas
Caso você não entenda profundamente sobre funil de vendas, basta tocar em “Funil de vendas” e conferir este artigo que preparamos para você.
Sua campanha e seu anúncio podem não estar considerando o estágio atual do funil de vendas do seu cliente.
O cliente tem que ser impactado da forma certa e no momento certo. Por exemplo, não adianta tentar vender para ele se ele mal sabe que precisa do seu produto.
Anunciar para o estágio correto do funil de vendas pode melhorar e muito o desempenho da campanha.
Problemas no design
O design tem um papel crucial em qualquer anúncio, é ele quem chamará a atenção do usuário e fará com que ele pare o que está fazendo para ver seu anúncio.
Além disso, um design bem feito consegue guiar o usuário dentro do anúncio, fazendo com que os olhos dele foque nas informações necessárias na ordem correta.
Existem diversos problemas do design que podem refletir em seu anúncio, confira:
- Cores que não chamam a atenção
- Composição que não se destaca do feed
- Foco nos itens errados
- Aparência desagradável
- Sem foco na experiência do usuário
- Falta de objetividade
Você não tem uma boa proposta
A proposta é a essência do anúncio, não adianta as pessoas prestarem atenção em seu anúncio, se ele não tem um bom argumento de vendas e uma boa proposta.
Caso isso aconteça, por mais que sua campanha tenha todos os pontos cruciais para gerar muitas vendas, ele não irá converter.
Alguns problemas gerados pela falta de uma boa proposta:
- Sem um benefício claro para o usuário
- Oferta não atrativa
- Não se conecta com o desejo do público
- Não foca em solucionar um problema
- Não agrega algum valor visível para o usuário
Como otimizar a conversão do seu site?
Existem vários caminhos para otimizar uma campanha, mas todos eles começam no mesmo lugar: na análise.
Você precisa entender quais as métricas e fatores estão implicando diretamente no resultado e, a partir disso, você entenderá melhor para onde ir e como caminhar.
Mantenha uma visão geral das métricas e foque em conectá-las de forma lógica, sempre considerando o contexto que elas trazem.
Função das métricas na otimização da campanha
O papel das métricas na otimização da campanha é mostrar e acompanhar pontos que podem ter um melhor desempenho.
É importante sempre relacionar as métricas e não considerar apenas uma ou outra de forma isolada; as métricas isoladas podem te levar ao erro.
Para otimizar a partir de métricas você tem que entender a parte do processo que elas representam.
Entendendo o momento, você entende também onde agir e o que fazer.
Problemas em anúncios
- O usuário ignora o criativo.
As causas podem variar muito de caso para caso, mas, podemos partir do básico.
Seu anúncio está chamativo o suficiente? Reflita se o seu anúncio consegue chamar a atenção do usuário a ponto dele parar o feed para lê-lo.
Caso a resposta seja não, a solução mais rápida pode ser testar criativos com composições diferentes e cores mais chamativas.
Não se esqueça da importância da copy neste momento de captar a atenção do usuário, caso você julgue necessário, foque tanto no design quanto na copy.
- O usuário para para ler o anúncio, mas não clica nele.
Ótimo, se o cliente está prestando atenção no anúncio, isso quer dizer que o criativo está cumprindo seu papel.
Agora se o cliente não está clicando, o problema pode estar na sua proposta ou na sua segmentação.
Caso sua proposta não entregue valor e algum diferencial para o usuário, ele provavelmente não dará muita atenção para ela.
Se a segmentação está incorreta, acontece o mesmo, pois, o usuário simplesmente não precisa ou não tem interesse no seu produto.
Certifique-se de manter esses eixos alinhados.
A campanha tem que focar o público correto, o criativo tem que ser chamativo, e sua proposta precisa logo de cara mostrar valor para o cliente.
- O usuário clica no anúncio, mas não converte
Isso pode significar um problema na comunicação do criativo com o destino do anúncio.
Caso o anúncio não leve a pessoa para onde ela espera ir, a tendência dela simplesmente desistir do processo é maior.
Talvez, ao clicar no anúncio, o usuário apenas queira uma página de vendas detalhada e você o direcionou para uma conversa direta com um vendedor.
Ou ela pode pensar que será direcionada para o WhatsApp e ser surpreendida com um mega formulário.
Entenda se o local para onde seu cliente será direcionado corresponde com o que ele espera.
O melhor caminho para chegar a resposta correta é justamente entender em qual estágio do funil ele se encontra.
Ele está realmente pronto para comprar ou precisa primeiro entender o produto, descobrir suas dores, ver autoridade na marca e etc…?
Caso queira aprender mais sobre tráfego pago e se tornar um gestor de conversão 10K por mês, sinta-se a vontade para continuar a leitura do nosso blog em outros artigos tão úteis quanto este.
Se ficou alguma dúvida, basta comentar aqui e dentro de 48 horas iremos te responder, é uma promessa!