A relação entre copywriting, tráfego e criatividade.

Se você é um gestor de tráfego, então entende a relação entre o uso das técnicas de copywriting, design e o preço das suas campanhas.

Cada vez mais as plataformas de anúncio estão inteligentes e, naturalmente, dão preferência para anúncios realmente funcionais.

Logo, temos que entender uma tríade extremamente forte onde o Design, a copy utilizada e a segmentação do público são o que realmente gera resultados.

Mais que isso! Entendendo a relação entre os principais itens de uma campanha, além de torná-la mais barata, podemos aumentar sua eficiência e taxa de conversão.

Pronto para multiplicar o faturamento de suas campanhas? Então respira fundo e se prepare para consumir um conteúdo denso, mas bastante didático e facilitado.

Como funcionam as campanhas?

Primeiro, o gestor de tráfego precisa identificar o melhor canal a ser usado e a melhor forma de se chegar até o público alvo.

Após identificado os principais argumentos de venda e as melhores ofertas, é hora de criar os anúncios para serem veiculados.

Agora o trabalho continua com um viés estratégico, mas assume um caráter mais criativo, no qual os profissionais envolvidos precisam unir esses dois mundos.

Cada um acaba assumindo um papel específico:

  1. Gestor de tráfego

Como vimos acima, cabe ao gestor de tráfego definir a estratégia que será usada e realizar pesquisas que possam indicar o caminho a ser seguido.

Também é ele quem gerencia os anúncios com a responsabilidade de encontrar o público alvo comprador daquele produto ou serviço.

O erro em alguma dessas etapas pode simplesmente condenar toda a campanha.

  1. Copywriter

O Copywriter é o profissional especializado em trabalhar argumentos de venda em peças de texto.

Anúncios, roteiros, páginas de venda e comunicação em geral.

É muito importante ter em mente que a mensagem passada é totalmente estratégica, com base nos costumes, cultura e ações do público alvo.

Fora isso, é empregado também diversas técnicas de comunicação que acabam trazendo uma lógica ao texto que evidencia as vantagens do produto.

A copy é de suma importância para o bom andamento de uma campanha.

  1. Designer

Uma boa copy consegue chamar e reter a atenção enquanto persuade o usuário a tomar alguma ação.

Mas, muitas vezes, por conta do grande volume de diversos tipos de anúncios sendo veiculados, é necessário usar ainda mais recursos para conquistar o usuário.

E é aí que entra o profissional de designer.

Seu papel, no caso das campanhas de tráfego, é complementar a mensagem criada pelo copywriter com imagens, tornando-a mais bonita, agradável e destacada.

Usam-se técnicas de composição, psicologia das cores e etc…

Existem anúncios que contam apenas com um texto chamativo no criativo, mas, ao trabalhar o design desse criativo, você multiplica o potencial dele.

Certo, cada profissional tem um papel bem definido dentro dessa tríade, mas, caso meus anúncios não estejam indo bem, como posso identificar o erro e com qual desses três profissionais devo conversar?

Tráfego, copywriting e design, na prática!

Antes de qualquer coisa, tenho que concretizar uma lógica: 

  • Tráfego cuida da busca e entrega do anúncio para o público alvo correto.
  • Copywriting é o responsável por criar uma mensagem chamativa, que valorize o argumento de venda e convença o usuário a conhecer melhor o serviço/produto.
  • O designer é responsável por diferenciar aquele anúncio de outro e chamar a atenção do usuário.

Tendo isso bem claro mente, estipulamos alguns cenários possíveis:

  1. Seu anúncio não está sendo visto

Se seu anúncio não está sendo visto, das duas, uma: ou sua mensagem não é eficiente o bastante, ou seu anúncio está comum demais e não se destaca no feed.

Simplesmente olhe para o anúncio e se pergunte se você pararia tudo o que está fazendo para lê-lo.

Caso a resposta seja não, entenda o que está faltando.

Uma mensagem mais impactante que foque tanto na dor quanto na vantagem?

Ou o anúncio está meio apagado? Com cores não chamativas e nada de inovador?

Se sua resposta envolve a mensagem, converse com o copywriter.

Se envolve o design, converse com o designer. 

Mas, se envolve os dois, faça os dois conversarem entre si.

  1. Mesmo sendo visto, seu anúncio não recebe cliques.

Se está sendo visto, quer dizer que está chamando a atenção, mas, se não está recebendo cliques, pode ser que a mensagem seja fraca ou o público esteja errado.

No caso do público, provavelmente o anúncio terá também uma baixa retenção e pouquíssimo engajamento.

O motivo é lógico: o que está sendo ofertado simplesmente não interessa para quem está vendo aquele anúncio.

Se o problema for a copy, basta tornar a mensagem mais focada e direcionada ao que o público precisa ouvir.

Teste novos argumentos de venda, quebre mais objeções e experimente explorar mais as dores da persona.

  1. Seu anúncio está sendo visto e atrai cliques, mas não converte o Lead.

Tudo indica que ela não está indo tão mal, mas a campanha ainda tem que  melhorar.

A parte de atrair o Lead está funcionando e isso já é meio caminho andado.

Mas, para onde esse Lead está sendo levado? É direto para uma conversa com o vendedor ou para uma página de vendas?

Pode ser que ele ainda não esteja preparado para comprar e precise passar por uma página com mais argumentos e quebra de objeções.

Ou talvez, o atendimento do vendedor não seja eficiente e acabe fazendo o Lead desistir da compra.

Cabe a você ponderar e considerar essas possibilidades.

Outros cenários possíveis são relacionados às métricas da campanha:

  1. O CPM (Custo por mil impressões)

Aqui está refletido o preço descontado de seu orçamento a cada mil vezes que seu anúncio é exibido.

Fatores como aumento de concorrentes podem aumentar muito esse custo, porém, apenas dentro de um período.

Se seu anúncio está constantemente com um CPM alto, pode ser que sua copy ou design estejam ruins.

Isso faz com que o algoritmo considere seu anúncio como abaixo da média e isso prejudica diretamente seu CPM.

  1. O CPC (Custo por clique) 

O CPC tem relação direta com o CPM.

Seu anúncio precisa ser exibido para receber cliques, se ele está ruim e a exibição do mesmo ficou mais cara, logicamente, o clique também ficará.

Por isso, um anúncio ruim também interfere no preço do seu CPC.

  1. O CTR (Click through rate)

Essa é uma relação entre os usuários que visualizaram seu anúncio e interagiram com ele, e a quantia de usuários que simplesmente ignoraram o mesmo.

É uma métrica que mostra a eficiência do anúncio em si, o quanto ele consegue chamar a atenção e incentivar o clique do usuário.

Mostra a eficiência de um anúncio ou da campanha.

  1. O ROI (Return on investiment)

Lógico que se sua campanha ficar mais cara, o seu retorno sobre o valor investido tende a ficar menor também.

Diversos fatores implicam aqui, e um deles é a tríade que citamos.

O valor da criatividade nos anúncios.

Acredite, anúncios criativos podem ser a melhor solução para baratear suas campanhas.

A criatividade por si só não tem muito poder, afinal, podemos criar um anúncio com um homem, na praia, em cima de um cavalo roxo, mas o que isso nos diz?

Não adianta apenas chamar a atenção, nosso objetivo é englobar argumentos de venda e quebras de objeção em um contexto criativo que seja relevante ao usuário.

Podemos simplesmente dizer que uma lanchonete X produz 100 kg de batata frita por mês. 

Porém, podemos mostrar 5 piscinas cheias de bata frita, e dizer que aquela é a quantidade de batata produzida mensalmente naquele lugar.

Você percebe como, da segunda maneira, a mesma informação foi passada de uma forma mais chamativa e interessante?

Cada anúncio deve ser tratado como uma peça na composição da marca, por isso, cada um tem que agregar valor a ela enquanto realiza vendas.

Anúncios criativos gravam com mais facilidade a marca e o argumento de venda na mente do usuário, e isso ajuda na conversão.

Afinal, seu anúncio será provavelmente visto mais de uma vez pela mesma pessoa e, se ela entende que já teve um contato com sua peça, ela dará maior abertura para o argumento.

É o caso de empresas que recebem elogios como: “Adoro ver os anúncios dessa empresa.”

O motivo dessa adoração e aceitação é a criatividade dentro do universo do público e da marca.

A pessoa se vê naquele anúncio e a criatividade a faz imergir ainda mais dentro do universo da marca, o que, no final das contas, pode gerar vendas recorrentes.

Seu anúncio não é nada passageiro, basta se esforçar para que ele seja memorável!

É o caso do “Mil e uma utilidades”, “Tomou Doril, a dor sumiu” e etc…

Ei gestor, você anda se sentindo estagnado?

Confira nossos outros artigos e descubra como se tornar um profissional destacado do mercado.

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